01/10/2008
TOM, TONALIDADE, COR
Se pudermos fazer a análise tonal ou pesquisar a escala em cada um dos exercícios, com certeza chegaremos à seguinte conclusão, de acordo com o nome e tipo: maior ou menor. O nome da tonalidade vai dar a cor e a luminosidade do exercício.
O Mestre ensina: “A força da canção depende da cor que se apresenta após ela. E muito mais: o movimento das ondas etéreas da luz é Paneuritmia. Os 2/34 raios da luz nas cores vermelho, amarelo, laranja e outras têm seu movimento e sua própria música”.
A respeito do tipo da tonalidade – maior ou menor, o Mestre ensina: “Os motivos espirituais normalmente são nas escalas maiores. Na Música da Natureza não há escalas menores. Estas são criadas pelo homem como resultado de suas experiências tristes, dolorosas e infelizes. As escalas menores são do Mundo físico e as escalas maiores do Espiritual.”
Cada um dos exercícios da TONALIDADE MAIOR nos conecta com a luz do Mundo Espiritual, dando como força o polo ascendente do pensamento, sentimento e alegria; e paralelamente como processo a evolução.
Leia o artigo completo em PDF:
(Tradução de búlgaro para português por Violeta Lazarova e Fernando Loreto) (Composição gráfica por Eduardo Burszlaff)